Coronavírus e o vírus da imunideficiência humana (VIH ou HIV, do inglês)

Pessoas que vivem com o vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus) sem tratamento ou sem adesão ao tratamento adequado podem estar em maior risco de contrair o SARS-CoV-2 (COVID-19). Idosos com HIV devem tomar precauções extras. Aqueles que trabalham, se possível, devem tentar fazê-lo de casa. Mantenha contato com seu médico. O importante é se cuidar para que suas chances de desenvolver sintomas graves relacionadas à infecção pelo coronavírus não seja maior do que o das outras pessoas.

94883665_2867097946714454_6271570572002459648_o.jpg

Pessoas vivendo com HIV que tenham um sistema imunológico comprometido devem ser extremamente cautelosas para evitar a infecção. Isso inclui pessoas com uma baixa contagem de CD4 (<200 cópias / célula), uma carga viral alta, ou uma infecção oportunista recente. Seu sistema imunológico pode não estar preparado para lidar com um novo vírus. Também sabemos que as pessoas que vivem com HIV são mais vulneráveis ​​a infecções respiratórias quando o HIV não é bem gerenciado. Por esse motivo, é muito importante fazer o tratamento antirretroviral conforme prescrito - sempre, mas principalmente durante esse período. Converse com seu médico se você não estiver em tratamento no momento ou se estiver tendo problemas com a adesão.

Os conselhos para as pessoas com HIV são os mesmos que estamos recebendo da comunidade científica mundial:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 40 segundos.

  • Use um desinfetante para as mãos à base de álcool para situações em que você não tem acesso a água e sabão.

  • Evite tocar seu rosto, porque esta é uma das maneiras pelas quais o vírus entra no seu corpo.

  • Evite pessoas que estão se sentindo mal.

  • Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel limpo quando espirrar ou tossir. Depois de jogá-lo fora e lavar as mãos.

  • Use máscara quando sair à rua.

  • Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa.

  • Se você se sentir mal, com tosse seca e temperatura persistentes, fique em casa e ligue para seu médico. Durante esse período, evite o contato próximo com outras pessoas.

  • Tente estocar seu tratamento anti-retroviral, para ter o suficiente por pelo menos 30 dias, idealmente por três meses. Assim, não precisará ir ao posto de saúde toda hora.

  • Garanta que suas vacinas estejam atualizadas.

  • Saiba como entrar em contato com a unidade de saúde próxima de sua casa.

  • Certifique-se de que você está se alimentando bem, se exercitando da melhor maneira possível (mesmo em casa) e cuidando da sua saúde mental

 Lembre-se, a situação do COVID-19 ainda é imprevisível até o momento. À medida que mais pessoas adquirem o vírus, aprenderemos mais sobre como ele se comporta. Proteja-se.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/