Meditação melhora comportamento e habilidades sociais de pessoas com TDAH

tdah.jpg

Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais uma pessoa com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresenta um padrão persistente de inatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, em um maior grau em relação ao de outras pessoas com a mesma faixa etária e nível de desenvolvimento.

Este padrão é observado tanto dentro quanto fora de casa. Alguns das características observadas incluem agitação, trocas constantes de atividades, problemas na organização acadêmica ou laboral e dificuldade em manter relação de amizade com as outras pessoas de mesma idade. Podem ocorrer também movimentos corporais desnecessários, impulsividade, antecipação de respostas e inabilidade em esperar um acontecimento. Porém, o TDAH apresenta-se em um espectro. Ou seja, pessoas com TDAH podem ser bem diferentes umas das outras.

As habilidades sociais, familiares e escolares também podem sofrer, se a pessoa tiver dificuldades em entender as dicas que regem tais interações. Conflitos podem ser mais frequentes, gerados pela desatenção, impulsividade ou respostas indevidas às situações.

A aprendizagem de comportamentos sociais e de normas de convivência é iniciada na infância, tendo como parâmetro a família. As habilidades sociais desenvolvidas principalmente durante a infância têm papel fundamental na prevenção de comportamentos problemáticos e de suas consequências futuras.

Crianças com TDAH acompanhadas adequadamente adaptam-se e desenvolvem habilidades sociais positivas, caracterizadas por comportamentos adaptativos que refletem-se em bom desempenho escolar, estratégias de enfrentamento em diversas situações, autocuidado e independência e cooperação. Porém, até 2/3 das crianças com TDAH na infância chegam à fase adulta com muitos sintomas, que podem refletir-se em maior dificuldade nas interações sociais.

Estudos mostram que adultos com TDAH beneficiam-se da prática de atividade física. Os participantes de um curso de atenção plena relataram melhoria nas interações sociais e comportamentos, o que refletiu-se em vários aspectos, como expressão mais apropriada de emoções, melhor adequação das habilidades verbais e atitudes não-verbais.

A meditação também contribui para a redução da impulsividade e agressividade, aumento do foco e do desempenho no trabalho, melhor gerenciamento do tempo, menor dispersão.

Somente uma avaliação profissional poderá lhe dizer se você tem TDAH. Porém, se você tem dúvidas faça estes testes, como passo inicial.

O tratamento do TDAH inclui uma equipe multiprofissional. Algumas pessoas beneficiam-se de uso de medicamentos, mas grande parte consegue gerenciar melhor a vida aprendendo técnicas de organização, fazendo terapia cognitivo comportamental, alimentando-se adequadamente, praticando atividade física, yoga e meditação. O efeito positivo depende então em grande medida da própria pessoa e de sua vontade de concentrar-se melhor, organizar-se mais, resolver problemas mais facilmente, relacionar-se mais harmoniosamente.

Não fique sem tratamento. Nossa equipe de nutricionista e psicóloga podem lhe ajudar com muitas estratégias para que consiga navegar melhor pela vida. Agende sua consulta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/