Tratamento multiprofissional da depressão

A cada 2 segundos uma pessoa tenta se matar no mundo e a cada 40 segundos uma, de fato, consegue. Mas a depressão tem tratamento e tem cura. E não há nada de que se envergonhar. Estima-se que 1/4 da população mundial sofrerá de depressão em algum momento da vida.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Depressão não tem nada a ver com preguiça, com ter ou não fé, com renda, com a cor da pele ou o gênero. O mundo nos vende que o lado material basta mas em meu consultório sempre observei que o ter (o carrão, a casa na praia, as roupas da moda, as viagens de primeira classe ao exterior) não protege ninguém. Falta algo e o vazio aumenta a ansiedade, a culpa, a insônia. Mas há riqueza na vida simples.

O estresse excessivo associado a uma genética própria desorganiza o cérebro. O tratamento envolve atividade física, meditação, psicoterapia, uso de tranquilizantes, terapias de neuromodulação, terapias hormonais, tratamento da apneia (se for o caso), correção de carências nutricionais e da disbiose intestinal. Traçar objetivos também é muito importante. Ter uma meta e saber como chegar lá, também faz parte do tratamento da depressão. Uma vida interessante é uma vida de persistência, pois não é fácil para ninguém. A chave do progresso é investir em conhecimento, aprenda sobre a doença e como cuidar-se melhor.

As práticas integrativas são armas poderosas de autocuidado e contra a excessiva medicalização. Dentre as práticas que comprovadamente contribuem para a redução dos sintomas depressivos destacam-se a meditação, a fitoterapia, a aromaterapia, o ayurveda e as práticas de yoga.

Óleos essenciais, por exemplo, são fáceis de aplicar. Exemplos de receitas para quando sentir-se deprimido (se quiser saber mais sobre aromaterapia, suas bases e ciência clique aqui):

Receita 1

  • 60 ml de água pura

  • 3 gotas de hortelã pimenta

Borrifar no ambiente

Receita 2

  • 4 ml de óleo vegetal extraído a frio

  • 4 gotas de óleo essencial de cravo

Massagear nos punhos e na nuca

Receita 3

  • 10 ml de veículo alcoólico comestível como conhaque

  • 1 gota de óleo essencial de mandarina madura, verde, vermelha ou tangerina ou bergamota

Pingue 2 a 3 gotas desta mistura em 50 ml de água e ingira duas vezes ao dia

Receita 4

  • 2 gotas de óleo essencial antidepressivo como erva-cidreira, laranja, limão ou bergamota

Pingar em um algodão e usar em colar aromático durante o dia

Cuide também da sua alimentação para que tenha nutrientes suficientes para produzir os neurotransmissores que dão prazer e bem-estar:

A psicoterapia também é muito importante. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência (juliat.maciel @ gmail. com). Cuide-se!

Todas as estratégias de tratamento mental e metabólico estão interligadas. Entenda a melhoria da sua saúde mental e metabólica como uma jornada. Tenha paciência, seja bondoso consigo mesmo, cerque-se de profissionais competentes.

Uma maneira simples de manter seu estilo de vida saudável é estabelecer uma rotina. As rotinas podem ser úteis para reduzir o estresse, melhorar o gerenciamento do tempo e criar um senso de estrutura e previsibilidade na vida diária. Uma rotina que amo é a prática de yoga. Estudos mostram que o yoga contribui para o gerenciamento do estresse e a redução da ansiedade. A prática também contribui para redução dos sintomas depressivos (Bridges, & Sharma, 2017).

CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA

Lembre: mesmo com todas estas estratégias, mantenha seus medicamentos. Não faça ajustes por conta própria, sem a supervisão do seu médico. Profissionais de saúde interessados em nutrição e cérebro podem aprender muito mais na plataforma https://t21.video.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags