Redução de agrotóxicos nos alimentos - métodos caseiros

Relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), das Nações Unidas, convoca a população mundial a adotar uma dieta baseada em vegetais. A população está crescendo e a temperatura do planeta continua a aumentar, o que prejudica a produção de alimentos e ameaça a vida.

De acordo com o relatório, existe um ciclo vicioso entre produção de carne, desmatamento e aumento da temperatura global, com impactos negativos na saúde do ser humano, dos animais e do planeta. De acordo com estudo desenvolvido por pesquisadores do IPCC caso a temperatura global aumente 2oC muitas áreas férteis se transformarão em desertos.

As mudanças climáticas já afetam a segurança alimentar em várias partes do mundo e a expectativa é de que tais mudanças continuarão a comprometer a produção de alimentos saudáveis. Contudo, podemos fazer nossa parte, reduzindo o consumo de carnes e aumentando o consumo de vegetais. A produção de carnes é responsável por grande parte das emissões de gases da atmosfera. O consumo de dietas sustentáveis e saudáveis é fundamental. Porém, o Brasil está entre os países que mais usa agrotóxicos no mundo, com muitos efeitos prejudiciais à saúde.

Infelizmente esta é a realidade do momento. Neste vídeo falo brevemente sobre como minimizar o impacto em sua casa. Não é a solução perfeita, pois os pesticidas infiltram-se também nos alimentos, mas já ajuda bastante.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/