Banhos de sol ajudam a restaurar danos no sistema cardiovascular

Estudo publicado por cientistas da Universidade de Ohio mostrou que a vitamina D3, naturalmente fabricada pelo corpo quando a pele é exposta ao sol, é muito importante para a saúde cardíaca.

Muitos pacientes que sofrem ataque cardíaco tem uma deficiência de D3. Isso não significa que a deficiência tenha causado o ataque cardíaco. Por outro lado, nanosensores usados na pesquisa verificaram que a vitamina D3 pode ser benéfica, especialmente para a função e restauração do sistema cardiovascular.

Os nanosensores são cerca de 1000 vezes menores em diâmetro do que um fio de cabelo humano e foram inseridos em células endoteliais para rastrear os impactos da vitamina D3 nos vasos sanguíneos. Uma descoberta importante desses estudos é que a vitamina D3 é um poderoso estimulador de óxido nítrico (NO), uma molécula de sinalização importante na regulação do fluxo sanguíneo e na prevenção da formação de coágulos.

A vitamina D3 também reduziu significativamente o nível de estresse oxidativo no sistema cardiovascular, restaurando significativamente os danos causados por doenças como hipertensão, aterosclerose e diabetes.

Tomar sol é uma solução barata para o reparo do sistema cardiovascular e também para a imunidade. Contudo, muitas pessoas não podem tomar sol ou possuem polimorfismos genéticos que comprometem o metabolismo de vitamina D, necessitando suplementar.

Valor laboratorial de vitamina D é aquele para manter sua absorção de cálcio. Mas pode não sobrar vitamina D para suas outras funções hormonais e imunológicas.

Estudo publicado agora em 2022 mostrou que pessoas com vitamina D menor que 20 tiveram 14 vezes mais chance de morrer do que os pacientes com vitamina D maior que 40 ng/ml (Dror et al., 2022).

Não sabe seu valor no exame de sangue? O ideal é fazer. Não dá? Então tome pelo menos uma suplementação mínima de 2.000 UI. Algumas boas marcas:

- Now

- Vitafor

- Puravida (com vitamina A e K2)

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags