Alimentação consciente + yoga consciente: técnicas de respeito ao corpo

Mulheres e homens sedentários possuem risco aumentado de doença cardíaca, diabetes, hipertensão. Mas nem todos gostam de academia ou de correr no parque. Outros até gostavam mas se afastaram por conta das atribulações da vida ou por terem se excedido e se lesionado. Uma forma de voltar a praticar atividade física é praticando o "yoga consciente". Infelizmente, nos últimos anos, o yoga virou quase uma aeróbica. As aulas, muitas vezes ministradas em academias de ginástica, reúnem pessoas com experiências e habilidades muito diferentes. Isso faz com que muita gente ache que não deveria praticar yoga, que isso é coisa de gente "jovem e flexível". 

Mas a prática consciente permite que as sensações do corpo sejam apreciadas. Quando você está em uma academia com um professor gritando para você fazer mais, se esforçar mais, o quanto você está ouvindo e respeitando seu corpo? Você tende, nesse caso, a ignorar sua voz interna de que deveria parar ou diminuir a velocidade?

Em sua academia você passava o tempo todo olhando seu corpo como algo a ser aperfeiçoado? Isso te fazia bem? O yoga consciente é isento, não critica. Onde quer que você esteja o momento presente é o seu lugar, seu ponto de partida. Paciência e persistência são ingredientes importantes para cuidar e amar seu corpo. 

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Neste curso 100% online combino alimentação e yoga conscientes no tratamento da compulsão alimentar. Por que esta proposta? Porque dietas raramente funcionam e a culpa não é sua. Se você vive brigando com a comida, com a balança, com seu corpo, uma nova abordagem é necessária. A alimentação consciente é uma técnica inovadora. Neste curso você terá acesso a aulas, exercícios e práticas meditativas que o sintonizarão com sua intuição e melhorarão sua autoestima e sua relação com a comida.

A meditação do tipo mindfulness (atenção plena) direciona a atenção à sensações e sentimentos. Este curso também traz aulas práticas de yoga, as quais facilitam a meditação, relaxam corpo e mente e abrem espaço para a reflexão acerca das prioridades da vida. O que mais você ganha após 8 a 12 semanas de prática?

  • melhoria do humor;

  • redução da ansiedade;

  • controle da compulsão alimentar;

  • perda de peso;

  • maior consciência corporal.

Práticas de yoga te deixarão mais relaxado e confiante. Que tal obter todos estes benefícios agora mesmo? 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/