Pacientes com câncer, fazendo quimioterapia, podem consumir alimentos crus?

A quimioterapia é um dos tipos de tratamento contra o câncer. Os remédios quimioterápicos tem como objetivo destruir as células cancerígenas. Contudo, as medicações também podem prejudicar células saudáveis que estão em constante renovação no corpo, como as células da defesa. Para não adoecer o consumo de alimentos que fortalecem a imunidade é indicado. Cebola, alho, açaí, mirtilo, limão, cenoura, batata doce, gengibre, açafrão são alguns dos alimentos estudados. 

Mas alguns médicos pedem a seus pacientes que não consumam alimentos crus como folhas, frutas e verduras (dieta neutropênica). O raciocínio é que alimentos crus ou mal higienizados podem conter microorganismos, como Campylobacter, Salmonella e E. coli), que causam infecções. Na minha opinião o cuidado deve acontecer apenas na rua pois não sabemos de que forma os alimentos foram manipulados ou higienizados. Mas em casa, o ideal é continuar consumindo frutas e verduras já que vegetais são ricos em antioxidantes e fitoquímicos importantíssimos para a saúde do corpo e para a imunidade. 

Aliás, foram publicados três ensaios clínicos aleatorizados e em todos deles os investigadores foram contra a exclusão dos vegetais (Gardner et al., 2008; van Dalen et al., 2012Braun, Chen, & Frangoul, 2014). Mesmo no transplante de medula, a dieta sem fruta e verduras aumentou o risco de infecções (Trifilio et al. 2012). Por isto, o ideal é higienizar adequadamente os vegetais em casa, mantendo-os na dieta (Gardner, 2012).

Dicas:

  • Lave bem as mãos antes de comer;
  • Tenha álcool gel na bolsa, pois se não houver como lavar as mãos na rua, pelo menos poderá aplicar o álcool;
  • Higienize bem as frutas e vegetais que irá consumir em casa (aprenda como higienizar aqui ou aqui);
  • Cozinhe bem ovos e carnes;
  • Ferva o leite;
  • Não compre queijos na rua;
  • Evite sushi, sashimi e brotos de vegetais, alimentos mais facilmente contaminados.

Conheça também meu canal no YouTube.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!