Desafios da mulher moderna

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A mulher adulta é multifuncional: dona de casa, esposa, namorada, mãe, filha, psicóloga, profissional, estudante. Quantos papeis você desempenha? Não é a toa que às vezes entramos em ebulição. Para o Ayurveda, medicina indiana, nesta hora a qualidade Pitta está agravada. 

Quando em equilíbrio pitta resulta em boa digestão, capacidade concentração e discernimento, espírito de luta, vitalidade, produtividade, capacidade reprodutiva. Em excesso pitta gera raiva, sofrimento, hiperacidez gástrica, indigestão, excesso de fome, queimação, coceira, aparecimento de manchas vermelhas na pele, rosácea, queda de cabelo,  intolerância,  necessidade de controle,  impaciência, sarcasmo, agitação mental e/ou motora.

Para apaziguar desequilíbrios do dosha pitta a mulher deve evitar a exposição solar excessiva, a ingestão de alimentos picantes, salgados, ácidos e azedos; jejuns prolongados, cravo, alho, mel, picles, leite, carne vermelha, banana, beterraba, amendoim, bebida alcoólica, alimentos processados.

Deve-se dar preferência a alimentos mais doces, amargos e adstringentes como leite de amêndoas, óleo de coco, sucos de romã, maçã e uva, água de coco, chás de sabor amargo. Várias ervas frescas també são benéficas como salsa, coentro, hortelã, anis, gengibre fresco, erva doce e funcho.  

O coentro (Coriandrum sativum L.), por exemplo, é fonte de vários compostos benéficos:

  • Óleo essencial (0,4 a 1,5%): d-linalol ou coriandrol (60 a 85%), geraniol, brneol, d-oineno, alfa-pineno, p-cimeno, limoneno, acetato de geranilo, alcanfor (principalmente nas sementes);
  • Flavonóides: luteolina, orientina, quercetina, apigenina, rutina e campferol;
  • Ácidos fenólicos: ferúlico, caféico, clorogênico;
  • Carotenóides (principalmente nas folhas e caule): beta-caroteno, acetato de retinol;
  • Cumarinas (principalmente nas folhas e caule): umbeliferona, 4-hidroxicumarina, escopoletina);
  • Ácido ascórbico (vitamina C);
  • Taninos hidrolisáveis: derivados do ácido gálico;
  • ácidos graxos (15 a 30%): esteárico, linoléico, palmítico;
  • Sais minerais: potássio, cálcio, fósforo, magnésio;
  • Aminoácidos: glutamina, arginina

Para acalmar a mulher com excesso de pitta (fogo) deve evitar falar durante as refeições, mastigar lentamente, praticar atividade física, moderada, preferencialmente na água, evitar atividades extenuantes ou que gerem muito calor. A massagem e a meditação são muito benéfica para o equilíbrio mental, especialmente com concentração em temas referentes aos conceitos de gratidão, aceitação e tolerância.

O Aurveda é isso: a arte de utilizar os recursos disponíveis com o objetivo de manter e recuperar a saúde. Para saber mais acesse o curso online.

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
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