Dormindo melhor para treinar melhor

Screen Shot 2016-09-18 at 2.40.33 PM.png

Muitos fatores afetam o rendimento esportivo e um deles é a qualidade do sono. Este ano Marshall e Turner (2016) publicaram um artigo exclusivamente dedicado a esta temática. O descanso afeta a qualidade do treinamento, a motivação, a capacidade de concentração e o funcionamento do sistema imune. Durante o sono a melatonina é produzida. A mesma possui uma atividade antioxidante importante. Além disso, ativa enzimas que também neutralizam radicais livres e reduzem a inflamação. Durante as fases de sono profundo o hormônio do crescimento é produzido. O mesmo é importante para o reparo e crescimento muscular, crescimento ósseo e oxidação de gorduras.

Por outro lado, o treino intenso pode interferir na produção hormonal, na qualidade do sono e no reparo muscular. Atletas muitas vezes relatam dificuldade em pegar no sono, sonambulismo ou cansaço ao acordar. Quanto mais intenso é o treino maiores são as horas de sono requeridas para o completo reparo do organismo. O estudo de Marshall e Turner (2016) traz uma série de pesquisas que investigaram o efeito da falta de sono no organismo de atletas e pessoas que treinam com maior intensidade. Os autores finalizam sugerindo rotinas para apropriadas para melhorar a qualidade do sono: dormir em local escuro e em ambiente tranquilo, manter a temperatura do quarto ao redor de 18oC, ir para cama mais cedo e preferencialmente sempre no mesmo horário, evitar cafeína e a ingestão de alimentos próximos à hora de dormir, evite o uso da TV, aparelho celular e tablet antes de dormir. Se tudo falhar, cochilos de até 30 minutos durante o dia também podem melhorar a recuperação.

Referência: Marshall e Turner (2016). The importance of sleep for athletic performance. Strength and conditioning journal, v.38, n.1, p. 61-67.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags