Yoga e mindful eating (alimentação consciente)

A prática regular de yoga é associada com mindful eating, com um comer mais consciente. E, de acordo com o centro de pesquisa em câncer Fred Hutchinson pessoas que prestam atenção ao ato de comer tem uma menor propensão à obesidade. 

Pesquisas lideradas pelo Dr. Alan Kristal mostram que a prática regular de yoga reduz o ganho de peso na meia idade em decorrência do desenvolvimento de maior consciência corporal e maior sensibilidade às sensações de fome e saciedade. 

O pesquisador e sua equipe foram os responsável pelo desenvolvimento do questionário de alimentação consciente com 28 itens. O instrumento, por meio de perguntas sobre a capacidade de uma pessoa parar de comer quando saciada, de prestar atenção nas características do alimento (aparência, sabor, cheiro) e outros aspectos como comer por pressão dos pares ou de propagandas de alimentos, comer emocional e comer distraidamente.

Algumas pessoas concentram-se mais no presente naturalmente mas muita gente tem dificuldade e passa o dia pensando no passado ou futuro. Não prestar atenção ao momento da alimentação pode ser perigoso para a saúde. O yoga, ao ensinar técnicas de foco no presente contribuem para abordagens holísticas não focadas em dietas. Com isso, a alimentação torna-se mais prazerosa, as refeições menos estressantes e ainda se mantém o peso sobre controle.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/