Yoga e mindful eating (alimentação consciente)

A prática regular de yoga é associada com mindful eating, com um comer mais consciente. E, de acordo com o centro de pesquisa em câncer Fred Hutchinson pessoas que prestam atenção ao ato de comer tem uma menor propensão à obesidade. 

Pesquisas lideradas pelo Dr. Alan Kristal mostram que a prática regular de yoga reduz o ganho de peso na meia idade em decorrência do desenvolvimento de maior consciência corporal e maior sensibilidade às sensações de fome e saciedade. 

O pesquisador e sua equipe foram os responsável pelo desenvolvimento do questionário de alimentação consciente com 28 itens. O instrumento, por meio de perguntas sobre a capacidade de uma pessoa parar de comer quando saciada, de prestar atenção nas características do alimento (aparência, sabor, cheiro) e outros aspectos como comer por pressão dos pares ou de propagandas de alimentos, comer emocional e comer distraidamente.

Algumas pessoas concentram-se mais no presente naturalmente mas muita gente tem dificuldade e passa o dia pensando no passado ou futuro. Não prestar atenção ao momento da alimentação pode ser perigoso para a saúde. O yoga, ao ensinar técnicas de foco no presente contribuem para abordagens holísticas não focadas em dietas. Com isso, a alimentação torna-se mais prazerosa, as refeições menos estressantes e ainda se mantém o peso sobre controle.

Meus cursos sobre emagrecimento e alimentação consciente trabalham com práticas de yoga e práticas meditativas. Caso queira atuar nesta área dê uma olhada na formação internacional em práticas alternativas e complementares com ênfase em Yoga, Ayurveda e meditação. Novidade: estágio opcional em Portugal em 2018!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!