Nutrição para contrabalancear os efeitos da poluição ambiental

Santiago está no 4o dia de emergência ambiental. O ar da capital do Chile é um dos mais contaminados do mundo, comparando-se ao de São Paulo, por exemplo (Ryan e Larraguibel, 2000). Especificamente em Santiago as causas da contaminação são tanto ambientais (naturais) quanto relacionados ao modo de vida moderno.

A localização geográfica da capital, entre montanhas, impede a circulação do ar e a dispersão de particulas contaminantes. A falta de chuva e o ar seco agravam o problema. O homem também contribui. O grande número de carros polui ainda mais o ambiente. Por isso, nos dias de pré-emergência e emergência muitos carros ficam proibidos de circular. 

A prefeitura também tem investido em novas linhas de metrô e ciclovias para que mais pessoas deixem os carros em casa. Estima-se que 80% da população mundial esteja hoje vivendo em regiões com menor qualidade do ar do que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Mas como essa é primeira vez que moro em um local tão poluído estou estranhando. Estou tossindo mais, o cabelo fica com cheiro de poluição, a visibilidade da cidade é menor em alguns dias da semana. Isso assusta!

Por isso, fui buscar na literatura pesquisas que informem como a alimentação pode nos deixar mais protegidos nessa situação. Com a poluição atmosférica o estresse oxidativo aumenta (Romieu et al., 2008). Há maior produção de radicais livres, os quais consomem nossos antioxidantes. Sem essas substâncias protetoras o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias aumentam.

Por isso a dieta precisa ser mais rica em frutas e verduras, ricas em vitaminas, minerais e fitoquímicos (Péter et al., 2015). Quanto maior é o consumo de vegetais maior é a proteção cardiovascular. O consumo de ômega-3 também é importante, reduzindo inclusive o risco de asma.  

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!