Chá verde reduz estresse oxidativo na Síndrome de Down

A síndrome de down é uma desordem genética comum e complexa, que afeta vários sistemas, dentre eles o nervoso e o gastrointestinal. Estudos vem demonstrando uma instabilidade genética com envelhecimentomais acelerado e aparecimento precoce de doenças mais comuns na velhice, como Alzheimer. Um dos fatores implicados no problema é o estresse oxidativo (aumento dos radicais livres) que afetam o funcionamento das mitocôndrias e lesionam o DNA das células.

Para reduzir tais danos uma opção é o uso de chá verde. Este alimento, rico em epigalocatequina-3-galato é capaz de melhorar os ganhos cognitivos, reduzir o dano mitocondrial e ao DNA.

Se você ainda não se acostumou ao sabor amargo do chá verde misture-o em sucos como o de uva e vá aumentando as quantidades progressivamente.

O chá verde também reduz o estresse oxidativo em vários outros tecidos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!