Dias especiais na Ilha de Páscoa

Viajar e comer são dois grandes prazeres. Viajar é ótimo para enriquecer a mente e a vida. E comer é uma das maneiras mais deliciosas para conhecermos uma cultura. Não tenho quase nada pois a partir dos 30 anos passei a gastar quase todo meu dinheiro viajando pelo Brasil e pelo mundo.

Fui a muitos lugares, incríveis mesmo. Mas a melhor viagem da minha vida foi à Ilha de Páscoa. Passei dias maravilhosos, pedalando, admirando a paisagem estonteante (litoral, por do sol, vulcões, céu lindamente estrelado e - claro -os grandes moais) e conversando com pessoas fantásticas.

A gastronomia da ilha baseia-se obviamente nos peixes e frutos do mar. Os pratos são combinados com arroz, batata ou bata doce, salada de folhas e frutas. Bananas, mamão e abacate são as frutas mais consumidas, nas mais diversas formas: suco, vitamina, doces, ao natural, como guacamole...

Maoi-statues-Easter-Island.jpg

Como a ilha é bastante remota, qualquer coisa industrializada é cara, caríssima. Hapa Nui é a ilha habitada mais isolada do planeta, a quase 4.000km do continente. O voo saindo de Santiago do Chile leva 5 horas mas vale todo o investimento de tempo e também cada centavo do bolso. Se você gosta de natureza e de pedalar tá aí uma ilha para sua lista de lugares a conhecer antes de morrer.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/