Benefícios da aveia

oat-pile.png

A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em carboidratos, fibras solúveis que auxiliam na redução do colesterol e dos triglicerídeos, e compostos fenólicos (avenantramidas) que protegem as artérias e o coração. Esta aliás é uma função importantíssima do alimento, já que a inflamação crônica dentro da parede das artérias eventualmente pode levar à aterosclerose. De acordo com estudo publicado no Free Radical Biology & Medicine avenatramidas da aveia inibem as citocinas inflamatórias, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.

O consumo diário de 20 a 35g deste cereal fornece entre 5 e 10 gramas de fibras solúveis, que ligam-se ao colesterol arrastando-o para as fezes. A dieta ocidental não fornece nem metade desta quantidade de fibras solúveis! Uma opção é adicionar o farelo de aveia no feijão, nas sopas, no iogurte, na receita dos bolos.

Redução de triglicerídeos

Os triglicerídeos são a forma como a gordura normalmente se encontra nos alimentos que consumimos e também a forma como a estocamos em nosso organismo. No sangue, seu aumento é prejudicial pois coloca o indivíduo em maior risco de desenvolver pancreatite e doenças do coração. Por isto seus níveis devem ser mantidos em concentrações inferiores a 200mg/dl.

Modificações simples de estilo de vida podem levar a reduções impressionantes nos níveis de triglicerídeos sanguíneos:

  • diminua o consumo de gorduras saturadas (presentes nos produtos de origem animal, como carnes gordas e laticínios integrais), e gordura trans (presente principalmente em alimentos industrializados e também em alguns alimentos fritos),

  • aumente o consumo de fibras (como a da aveia),

  • substitua os carboidratos refinados pelos integrais,

  • diminua o consumo de açúcar e de bebidas alcoólicas,

  • aumente o consumo de ômega-3 (presente principalmente nos peixes),

  • se estiver acima do peso aproxime-o da faixa saudável,

  • pratique uma atividade física (reduz os triglicerídeos e aumenta o HDL, o colesterol bom),

  • se precisar faça uso de medicamentos ou suplementos (niacina, fibratos, óleo de peixe e estatinas).

Para saber mais sobre a aveia clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags