Cuidado no uso do Ginkgo biloba

uso-de-plantas-para-cura--de-doenças.jpg

Suplementos não são para todos por isto a avaliação sobre o uso deve ser sempre feita por um profissional da área de nutrição. Estudo divulgado no Journal of Natural Products avaliou a toxicidade do Ginkgo biloba, um composto herbal campeão de vendas em muitos países.

De acordo com a indústria os preparados seriam eficientes no tratamento do Alzheimer, depressão, intoxicação por álcool e diversas outras condições. Porém, vários cientistas preocupam-se com um composto potencialmente tóxico da erva: a ginkgotoxina.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Após revisão de vários estudos, foram encontradas 10 pesquisas mostrando que pacientes com epilepsia tem risco aumentado de convulsão com o uso de produtos contendo Ginkgo.

A ginkgotoxina parece alterar sinalizações cerebrais conduzindo ao problema. Além disso pode também interagir com as medicações antiepilépticas  reduzindo sua efetividade.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/