Você é único

A não ser que tenha um gêmeo idêntico, você é único geneticamente. Isto quer dizer que deve aprender a ouvir e a entender seu corpo e sua mente pois ninguém mais poderá entendê-los como você. No caso da alimentação isto também é muito verdadeiro. O alimento pode ocasionar benefícos e também malefícios à saúde. Se você consumir apenas 1 kg de alimento por dia, aos 70 anos terá consumido mais de 25 toneladas de comida! Nosso sistema digestório barra muitas moléculas e microorganismos que não são adequados ao corpo porém 2% de macromoléculas chegam à nossa circulação ao dia (cerca de 20g/dia ou 500kg durante nossa vida). Nosso sistema imune quase sempre aceita a presença dessas macromoléculas porém o mesmo não é infalível, provocando sintomas como rinite, asma, artrite, prurido, dermatite, acne, otite e desconfortos gastrintestinais. Estes sintomas melhoram com a eliminação de alimentos específicos da dieta.

Os alimentos mais alergênios são trigo (pão, macarrão, biscoitos, barras de cereais etc), leite e queijos, chocolate, açúcar, amendoins, milho, ovos, carne de porco e alimentos com corantes e conservantes. Porém, os alimentos ingeridos com maior freqüência - por serem de preferência do paladar do indivíduo ou por causarem sensações prazerosas - são os que geram maior número de reações alérgicas tardias, dias depois, o que às vezes impossibilita o leigo relacionar suas relações com o sintoma apresentado.

Eu geralmente me sinto mal quando tomo suco de laranja. Nossa, mas é um alimento tão saudável, rico em fibras e vitamina C! Pois é, mas cada indivíduo responde diferente aos alimentos. Se você ainda não descobriu o que não te faz bem comece a prestar mais atenção no que come e as reações dos dias subseqüentes. Procure também um nutricionista para auxiliá-lo nesta tarefa. Você notará um ganho em saúde e bem estar.

Para saber mais sobre alergias e intolerâncias alimentares, clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags