Como higienizar seus vegetais e frutas?

Frutas e verduras são fundamentais para nossa saúde já que fornecem vitaminas e minerais essenciais, além de fibras e fitoquímicos que nos protegem contra diversas doenças. Porém, estes alimentos devem ser muito bem higienizados para que não causem nenhum prejuízo ao nosso corpo.

Siga os passos abaixo e elimine bactérias e parasitas destes produtos:

a) Em um local limpo lave as frutas e os vegetais um a um retirando sujeiras e eliminando as partes estragadas;

b) Coloque todos estes produtos em uma bacia limpa com uma solução que contenha cloro de concentração entre 100 e 200 ppm (pode ser 1 colher de sopa de água sanitária 2,0 a 2,5% para 1 litro de água) por 15 minutos;

ATENÇÃO! Vinagre não mata microorganismos porém você pode utilizá-lo após o item (b) pois o produto melhora a liberação dos mesmos. Bicarbonato não pode ser utilizado com esta finalidade pois não higieniza e ainda destrói vitaminas.

Adaptado de: Lima, C.R. Quem está na minha cozinha? Ed. Varela, 2006.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!