Sobreviva às festas de final de ano

As festas estão chegando e as festividades são acompanhadas por comilanças que podem estragar seus objetivos de saúde e sua dieta. Siga as 10 dicas abaixo e entre bem em 2008:

1. Cuidado com o tamanho das porções - as festas de fim de ano são para celebração com familiares e amigos e para se divertir você não precisa se exceder na alimentação nem nas bebidas. As comidas desta época costumam ser bastante calóricas por isto sirva-se em pratos pequenos. Seu pedaço de torta não precisa ser o maior da casa.

2. Sempre faça da alimentação e da segurança no trânsito uma prioridade. Intercale as bebidas alcoólicas com água, sucos ou mesmo refrigerantes diet ou light. Lembre-se: a moderação é a chave.

3. Capriche nos vegetais a antes de servir-se com os pratos mais calóricos. Se você for jantar na casa de alguém leve uma salada bem gostosa e incrementada.

4. Prefira os salgados assados aos fritos. Veja uma lista de calorias de petiscos clicando aqui.

5. Faça uma cesta de frutas frescas e uma bandeja com frutas secas. São nutritivas, ricas em vitaminas, minerais e fibras e aumentam a saciedade.

6. No intervalo das festanças faça alguma atividade para gastar calorias. Pode ser uma caminhada, um jogo de frescobol, uma pedalada ou mesmo uma chegada à academia. Você pode também ir a pé até o supermercado e subir de escadas ao invés de utilizar o elevador.

7. Se alimente várias vezes ao dia. Não pule o café da manhã e coma frutas nos intervalos para não chegar no jantar com uma fome de leão.

8. Limite as entradas, como pãezinhos, queijos, azeitonas e salgados antes das refeições.

9. Dê um presente de natal que contribua para a boa forma das pessoas que você ama. Um livro sobre nutrição, uma bola, um vídeo de yoga ou aulas de natação são idéias que agradam.

10. Saiba quantas calorias consome baixando o programa da Universidade Federal de Pelotas. Para saber quanto gasta nas atividades físicas que faz, clique aqui.

Siga estas dicas durante todo o ano e note uma grande diferença em seu corpo e em seu bem estar em geral.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.