Alimentação da mulher

A alimentação da mulher varia de acordo com a faixa etária: infância, adolescência, maturidade e velhice. Independente da fase uma coisa é certo: uma dieta balanceada pode melhorar a qualidade de vida a curto e a longo prazo. Até os 6 meses a OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo. A partir daí uma dieta nutritiva garantirá um desenvolvimento psicomotor e social ótimos para o lactente. Uma apostila maravilhosa para pais de crianças de 0 a 2 anos é a "10 passos para uma alimentação saudável" (http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/documentos/10_passos_final.pdf), do do Ministério da Saúde.

A partir desta idade a alimentação deve conter menos gordura, principalmente as saturadas e as gorduras trans. O Ministério divulgou este ano o "Guia alimentar para a população Brasileira" (http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/documentos/guia_alimentar_conteudo.pdf).

Este guia descreve a importância de cada grupo de alimentos e responde a questões a cerca das recomendações dos diversos nutrientes.

Pré-adolescentes devem ser encaminhadas a um nutricionista quando surgirem as primeiras dúvidas sobre peso e dietas visto que restrição alimentar nesta fase pode prejudicar o crescimento e a maturação sexual, devendo, se for o caso, ser criteriosa.

Mulheres adultas podem sofrer de diversos problemas, muitas vezes associados ao estilo de vida moderno, como obesidade, hipertensão, gastrite, TPM dentre outros. Mulheres idosas podem sofrer também destes e outros males como a menopausa, a osteoporose e doenças degenerativas do sistema nervoso. Dietas milagrosas não existem. A reeducação alimentar ajuda a corrigir várias destas condições. Procure ajuda em uma clínica que ofereça atendimento multidisciplinar incluindo nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, educadores físicos etc.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.