alimentação durante a copa

Para os atletas:

A dieta do atleta de futebol não deve ter menos que quatro a cinco refeições por dia, uma vez que as necessidades energéticas são elevadas (cerca de 4000 calorias/dia). A mesma deve ser rica em carboidratos (60-70% do valor calórico total). Uma vez que os requerimentos são elevados, o treino nunca deve ser feito em jejum.

Dicas:

Evitar alimentos gordurosos e aqueles muito ricos em fibras antes do treino ou jogo.
Ficar de olho na hidratação. Ingerir cerca de 500-600 ml de uma bebida isotônica contendo eletrólitos e 5 - 7% de carboidratos cerca de 2 horas antes do treino.
Repor o glicogênio muscular com alimentos ricos em carboidratos.
Não consumir suplementos sem indicação de um profissional habilitado.
Repor as perdas hídricoas para não prejudicar o desempenha e também com a finalidade de evitar cãibras musculares, exaustão e insolação.

Para quem está assistindo:

vc já se programou para passar 30 dias em frente a TV assistindo aos jogos? Cuidado!!

08/06/2006 - 18h18 - Copa do Mundo pode engordar até 5 quilos - Fonteda notícia: ANSA

A bola mal começou a rolar e já querem acabar com a nossa alegria.Segundo nutricionistas italianos, o hábito de assistir às partidas do Mundial emfrente à televisão traçando uma pizza com cerveja pode provocar um aumento depeso de até cinco quilos durante os 30 dias da Copa. Este tipo de dieta pode serprejudicial para o físico e representar um acúmulo de até mil calorias por dia,advertem os estraga-prazeres. Vale ressaltar que essa previsão foi feitaconsiderando-se uma média de duas partidas por dia, num total de 5.760 minutosde transmissão, sem levar em conta os programas esportivos, prorrogações edisputas por pênaltis, etc. Churrasco, pizza, salgadinhos, pizza. O que maiscombina com a copa?
Independente do que se vá ingerir tem que se tomar cuidadopara não seingerir mais calorias do que se gasta nem mais álcool do que o corpoconsegue metabolizar, afim de não aumentar os riscos para a saúde

Dicas:

1. O ideal é praticar alguma atividade física para 'queimar' as calorias ingeridas em excesso.
2. Não ultrapassar o número de unidades de álcool permitidas por sexo (veja link abaixo).

Fonte da tabela: http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=210

3. nos demais horários procurar seguir uma dieta saudável composta por carboidratos complexos, frutas e hortaliças (400g/dia é o ideal), laticínios desnatados e carne magra com moderação.
4. Consulte um nutricionista para saber o valor calórico ideal para que você possa manter um peso saudável.
5. Consulte as tabelas de calorias e controle o que você ingere

Fonte da tabela petiscos: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/011221_nut_x_ceias_petiscos.htm

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!