A história da fitoterapia e dos fitoterápicos

A Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na prevenção e/ou cura das doenças. Já o ministério da saúde (2006) define a fitoterapia como a terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.

As plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colher e como prepará-la. Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico. O processo de industrialização evita contaminações por microrganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança e eficácia de uso. Os fitoterápicos industrializados devem ser registrados na ANVISA/Ministério da Saúde antes de serem comercializados.

Conheça mais sobre a história dos fitoterápicos no vídeo:

Assine meu canal no YouTube e não perca nenhum vídeo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/