Ashwagandha proibida no Brasil?

Em 04/11/22, a ANVISA publicou a resolução Nº 3.669 que, em seu 6º artigo, dizia que produtos feitos de Ashwagandha podiam ser nocivos ou não preencherem os requisitos estabelecidos pela legislação brasileira, ainda que até então tivessem sido considerados úteis à nossa saúde.

A medida determinou em seu texto a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso da Ashwagandha (Withania somnifera) a partir dessa data. Ou seja, não encontrará o produto em sites brasileiros, não poderá fazer importação ou compra em lojas de suplementos.

Contudo, a prescrição do produto pode ser feita por médico e nutricionistas para manipulação, conforme RDC 67/2007. Assim, se você tem indicação de uso para redução dos sintomas de estresse, ansiedade, insônia, depressão, modulação hormonal, prevenção ou tratamento do Alzheimer, poderá continuar utilizando com prescrição de profissional habilitado.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/