TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

Em 1964 um grupo de pesquisadores propôs que a depressão seria causada pela falta de serotonina e/ou noradrenalina nas sinapses dos pacientes. Esta teoria foi a base para a indústria farmacêutica na busca por fármacos antidepressivos.

Hoje sabemos que a depressão sofre influência de múltiplos genes, da epigenética, está associada à neuroinflamação, hiperatividade do eixo-HPA, excitotoxicidade glutamatérgica e disfunção sináptica. E estas questões não são todas atacadas pelos antidepressivos. Intervenções comportamentais, alimentares e de suplementação também são fundamentais para o controle da doença.

Se você interessa-se por conhecer o sistema nervoso de forma mais ampla acompanhe os conteúdos da plataforma t21.video.

Conheça termos importantes

Um fármaco pode ser definido como uma substância química de estrutura conhecida, que não seja um nutriente ou um ingrediente1 essencial da dieta, o qual, quando administrado a um organismo vivo, produz um efeito biológico. Podem ser substâncias químicas sintéticas, substâncias químicas obtidas a partir de plantas ou animais ou produtos de engenharia genética.

Um medicamento é uma preparação química que, em geral – mas não necessariamente –, contém um ou mais fármacos, administrado com a intenção de produzir determinado efeito terapêutico. Os medicamentos, em geral, contêm outras substâncias (excipientes, conservantes, solventes etc.) ao lado do fármaco ativo, a fim de tornar seu uso mais conveniente.

Fonte: Rang & Dale: Farmacologia. 9a. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags