Ervas e especiarias que melhoram o funcionamento das mitocôndrias

Ervas (provenientes de folhas) e especiarias (provenientes de outras partes da planta) conferem aroma e sabor aos alimentos e bebidas uma vez que são ricas em óleos essenciais. Além disso são importantes fontes de compostos antioxidantes e antiinflamatórios como compostos fenólicos, flavonóides, taninos e vitaminas. Muitas pessoas perguntam se podem usar as ervas e especiarias secas, quando não possuírem a opção fresca. Com certeza! As mesmas são inclusive mais concentradas em compostos fenólicos.

Alguns compostos fenólicos possuem ação antibacteriana, outros são antivirais ou anticancerígenos. Além disso, vários destes compostos melhoram o funcionamento das mitocôndrias, as organelas responsáveis pela produção de energia dentro de cada célula. Várias ervas e especiarias potencializam a função mitocondrial, como ilustrado na figura a seguir.

Insira em sua alimentação pequenas quantidades de ervas e especiarias diversificadas. Você terá um corpo menos inflamado, mais energia e saúde.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/