Benefícios do consumo de sardinhas

Sua saúde é o resultado da interação entre a sua genética e diversos fatores ambientais, sendo a dieta o mais importante. Os seres humanos evoluíram com uma dieta balanceada em ácidos graxos essenciais n-6 e n-3 com uma proporção de n-6 / n-3 de 1:1. Isso quer dizer que a cada 1g de ômega-6 consumido será consumido outro 1g de ômega-3. Porém, atualmente, com a industrialização a proporção está em 16 a 20:1. Ou seja, a cada 16g de ômega-6 (ou a cada 20g) consumido, apenas 1g de ômega-3 é ingerido. Isso é péssimo.

Excesso de ômega-6 aumenta o estado inflamatório corporal

Altas quantidades de ácidos graxos n-6 na dieta conduzem a um estado pró-trombótico e pró-inflamatório, que está associada à obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer. Com a dieta industrializada (que usa muitos óleos no preparo, como soja e milho), o consumo de ômega-6 disparou. Já as gorduras ômegas-3 (presentes nos peixes, na linhaça e na chia) protegem contra a inflamação.

Uma coisa interessante dos estudos é que eles colocam que, enquanto pessoas com dietas ricas em ômega-3 estão mais protegidas, aquelas que tem uma dieta ruim e suplementam ômega-3, mesmo que em altas doses, não tem proteção alguma. Pelo contrário, o ômega-3 do suplemento pode até fazer mal.

Existem peixes baratos que são fontes de ômega-3 como as sardinhas. Elas também fonte de proteína, taurina, coenzima Q10 e selênio, importantes para a saúde muscular, para a imunidade, fertilidade e manutenção de um bom metabolismo.

As sardinhas são muito utilizadas em dietas cetogênicas que visam o controle da glicemia, seja no diabetes ou para o emagrecimento, melhoria da memória, tratamento da depressão ou controle de crises epilépticas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/