De olho nos nutracêuticos: naringenina

pão de aveia para os pacientes super alérgicos.jpg

Os nutracêuticos são alimentos ou parte de um alimento que proporciona benefícios medicinais e de saúde, incluindo a prevenção e/ ou o tratamento de doenças. Um destes compostos é a naringenina.

Conheça a naringenina

A naringenina é um polifenol da classe dos flavonóides, encontrada principalmente no alecrim e em frutas cítricas. Apresenta benefícios à saúde que são comuns aos polifenóis, tais como capacidade antioxidante, reduzindo os radicais livres no plasma e nas células, além do efeito anti-inflamatório, através da inibição de NF-kB. Por esta razão, a naringenina ajuda a regular diferentes vias de sinalização envolvidas na patogênese da obesidade e síndrome metabólica, de forma a auxiliar na perda de peso e reduzir variáveis lipídicas, especialmente o colesterol LDL. A naringenina também preserva a saúde cardiovascular e a função mitocondrial, bem como apresenta atividade hepatoprotetora (proteção do fígado).

Estudos também indicam que a naringenina é um potente inibidor da resposta inflamatória induzida por lipopolissacarídeos bacterianos (LPS) em macrófagos e no sangue. O LPS é uma toxina que provoca uma forte resposta pelo sistema imune. Pessoas com dietas ruins, estresse elevado ou consumo excessivo de remédios tem alteração na permeabilidade intestinal. Com isso mais LPS chega à corrente sanguínea.

Quando a alteração da permeabilidade é devido ao LPS denominad-se endotoxemia metabólica. Ela promove resistência à insulina, inflamação no tecido adiposo e maior chance de infiltração de macrófagos M1. Dependendo do local da inflamação pode aparecer celulite, esteatose hepática, obesidade, aumento do risco de diabetes e outras doenças.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/