Corpo não é massa de modelar

Durante toda a quarentena atendi muitas pessoas desesperadas sem saberem lidar com a alimentação em época de pandemia. Na virada do ano tudo se intensificou. É normal que a cada novo ciclo todos queiramos mudar de vida, de rotinas, melhorar a saúde, descartar o que não nos serve. Só que em um momento de sensibilidades afloradas é importante colocarmos tudo em perspectiva. A pandemia não foi a oportunidade perfeita de todos. Sim, teve gente que malhou em casa, fez dieta, emagreceu. Mas teve gente que viveu o contrário, tendo que lidar com doença, morte, separação, filhos correndo pela casa…

Mudanças de rotina geram estresse e nosso corpo não é como uma massinha de modelar, que possamos mudar de uma hora para outra a nosso bel prazer.

Temos uma genética, uma constituição, temos hábitos, temos uma vida inteira que mexe com as emoções. Viver uma pandemia é desconfortável. Mas fazer uma dieta louca não nos ajuda a lidar com esse desconforto. Às vezes parece que sim, às vezes nos enganamos. Se estamos com um peso que não gostamos, fazemos uma dieta para lidar com esse desconforto. Mas olha, o desconforto com o corpo não some com restrições extremas. Pelo contrário, tende a gerar mais estresse, mais agonia.

Temos duas alternativas aqui:

1) Olhar para dentro, ativar a intuição, sentir o que de fato o corpo precisa para que emagreça com saúde e de forma definitiva. Isso não vale apenas para a alimentação, mas também para o descanso, para o exercício. Pense: você está usando a atividade física como uma forma de punir seu corpo? Isso ajuda sua mente?

2) Fazer um teste nutrigenético para aprender o que combina mais com sua constituição (será mesmo uma dieta low carb ou cetogênica? Ou será uma dieta rica em fibras, em vegetais?). Tudo é individual e se a sua intuição está falhando um exame assim poderá te ajudar a rever algumas coisas e implementar hábitos mais saudáveis em 2021. Falo um pouco mais deste teste nesta playlist, com vários vídeos:

Marque sua consulta:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/