A alimentação perfeita para seu corpo | Gente feliz que não se pune com dietas restritivas ou impossíveis de seguir

Todos temos um amigo magro que nunca fez dieta. Não seria maravilhoso viver isso, ter a alimentação como uma parte essencial e prazerosa da vida mas que não toma conta de cada pensamento?

Na verdade todo mundo pode ter isso, pode ser exatamente assim. Mas nem todo mundo vai ser magro e isso precisa ser aceito. Os corpos são diferentes, tem estruturas ósseas diferente, capacidades diferenciadas na queima de gordura, ganho de músculos. Mas dá para ser saudável e feliz sem dietas restritivas. Estas podem causar carências nutricionais que pioram a produção hormonal, de neurotransmissores e substâncias que dão alegria e colorem a vida. Além disso, carências pioram a imunidade, desequilibram a microbiota intestinal e geram mais compulsão alimentar.

Se você não aprendeu a confiar no próprio corpo precisará de acompanhamento nutricional e psicoterápico. Talvez você já tenha tentado ser igual à modelo da capa da revista e restringiu o que comia, passou fome e não aguentou ou sentiu-se sem energia, infeliz, desmotivada, fora de você mesma. E o pior, talvez tenha entrado em um ciclo de engorda-emagrece, desenvolvido compulsão ou obesidade acompanhada de doenças crônicas. Talvez tudo tenha começado no instagram, acompanhando meninas magras, com uma genética e preferências que não são as suas. Ou talvez você tenha sofrido bullying na infância, que fez com que você passasse a não gostar do seu corpo. Talvez até já tenha buscado ajuda em vários consultórios, mas não tenha encontrado um atendimento humano ou que leve em consideração suas características mais belas (que não tem nada a ver com o formato do seu corpo, mas com quem você é de fato, generosa, inteligente etc).

Comermos bem não significa só comer salada com frango (saiba o que é comer normal aqui). Para termos saúde, bem estar e vitalidade não precisamos seguir um papel com calorias e nutrientes pré-definidos por um profissional. Não é que a dieta nunca tenha lugar. Tem sim. Mas para muita gente não funciona desta forma pois a redução calórica aumenta a ansiedade, gera tédio alimentar, provoca mais compulsão ou apego à uma estética inatingível. Por isto, se você não está doente, basta que tenha conhecimentos básicos sobre nutrição, que eduque-se com um profissional que saiba usar outras abordagens (como a comportamental) e que você aprenda a ouvir sua sabedoria interior. Seu corpo está pronto para te dizer quando está com fome, sede e do que precisa para ficar bem. E você pode reaprender a ouvir estes sinais, assim como fazia quando era uma criancinha fofa de 2 anos. Naquela época você amava seu corpo, cada dobrinha dele. E é assim que tem que ser.

Seu corpo deve ser celebrado pois com ele você pode aproveitar tudo o que a vida tem de bom, com ele você pode também ajudar as pessoas ao seu redor, pode fazer coisas incríveis. Então, seja a melhor amiga do seu corpo. Não o puna para agradar os outros. Não deixe-o passando fome, não o machuque com exercícios exagerados ou que não goste, não o magoe com palavras de ódio, não o intoxique com remédios para emagrecimento desnecessários e que podem provocar efeitos colaterais como alterações de humor, tristeza, irritabilidade, agitação, depressão, arritmias cardíacas, alterações intestinais, metabólicas e endócrinas, além de dependência.

Quando não confiamos no próprio corpo, comemos quando não estamos com fome, deixamos de comer quando temos fome, Nossa falta de confiança nos nossos corpos e nossas tentativas de controlá-lo, fazem o oposto do que desejamos, bagunçamos nosso metabolismo, nossas emoções e nossa habilidade natural de manter o corpo saudável, bonito e funcional. Você merece fazer as pazes com seu corpo, merece uma vida plena em que o alimento não está em primeiro plano. Você merece uma nova história em que é o protagonista e não a comida. 

Atendo pessoas que querem largar a dieta e começar a se amar, junto com uma psicóloga. Durante 3 meses você aprenderá a viver sem dietas restritivas, reconhecer e honrar a sabedoria interior e os sinais de fome e saciedade, parar de se equilibrar entre dietas rígidas e o descontrole alimentar, parar de brigar com o corpo, acabar com os sentimentos de culpa e vergonha em relação ao próprio corpo, viver com prazer, cuidar da própria saúde, ganhar liberdade para viver a vida que merece, dentro do corpo que é seu. Entre em contato e inicie seu tratamento.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/