Vegetais crucíferos e imunidade

As hortaliças brássicas são também informalmente chamadas de “vegetais florais”, por conta de suas características físicas muito semelhantes a um buquê de flor. Fazem parte desse grupo hortaliças como: couve-flor, repolho, brócolis, couve, nabo, agrião, acelga, rabanete, couve de bruxelas e rúcula.

As brássicas são resistentes a oscilações de temperatura e, por isso, se dão bem com calor e frio. No aspecto nutricional são vegetais ricos em fibras alimentares, ferro, cálcio e vitamina C. Além disso, contam com compostos bioativos específicos que podem ajudar a fortalecer o organismo contra o desenvolvimento de infecções e até contra certos tipos de câncer (esôfago, cólon e pulmão).

A couve é fonte de N-acetil-cisteína (NAC), que tem capacidade antiviral (Clemente Plaza, García-Galbis, e Martínez-Espinosa, 2018), inclusive contra o coronavírus (McCarty & DiNicolantonio, 2020). Alho e cebola são ricos também em NAC. Outras ótimas fontes de NAC são alho e cebola.

Brócolis, couve de bruxelas e repolho são ricos em sulforafano, substância com efeito imunomodulador (Bessler e Djaldetti, 2018). Estes vegetais também são ricos em vitaminas antioxidantes importantes para o sistema imune, como carotenóides, vitamina C e vitamina E.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/