Sociedade está sendo atacada pelo coronavírus em 7 esferas

No dia 23 de março o cientista Lex Fridman publicou em seu canal do YouTube vídeo em que analisa as 7 formas pelas quais o coronavírus ataca nossa sociedade e como podemos lutar.

Nível 1: biológico.

Erros em lidarmos com este momento custará vidas. Existem muitos desafios como o isolamento social (não infectar, não ser infectado), diagnóstico e tratamento rápido, produção de vacinas e medicamentos, logística para manutenção dos estoques de equipamentos, luvas, máscaras, drogas, instrumentos, kits de testes, respiradores e tudo o que hospitais precisarão para lutar contra esta pandemia. É importante que cada pessoa faça sua parte, mesmo quando líderes do governo vão para o caminho inverso. A esperança é que o cenário mude e que os investimentos em ciência voltem a crescer.

prevenção.jpg

Nível 2: psicológico

O isolamento e as incertezas em todos os níveis (saúde, emprego, disponibilidade de alimentos, água, energia, internet) criam tensões. O desafio é a manutenção da calma e o acesso à informações de alta qualidade, de fontes científicas confiáveis. Aproveite o momento para cuidar-se, reavaliar sua jornada de vida e fazer uma revolução pessoal colocando em prática coisas importantes mas que deixa de lado por falta de tempo (ler, estudar, escrever, reestruturar seu negócio etc). É um momento difícil para os mais vulneráveis financeiramente e a esperança é que aprendamos a ser também mais generosos e compassivos.

Nível 3: social

A distância física não é impedimento para nos conectarmos pelo telefone, redes sociais, videoconferências. O desafio é evitar o pânico, a desinformação, as notícias falsas, as teorias da conspiração. Meditar e manter o pensamento crítico são práticas importantes.

Nível 4: econômico

As projeções econômicas estão ficando piores. A perda de emprego e o fechamento de empresas é uma realidade global. Os políticos precisam responsabilizar-se, cuidando da população, garantindo que os benefícios cheguem às pessoas que realmente precisam. Como consumidores, devemos continuar comprando o que precisamos, especialmente dando suporte às pequenas empresas de nossos bairros. Empresários/empreendedores/profissionais liberais precisarão diversificar seus negócios, adicionando componentes online às suas práticas.

Nível 5: político

Não é hora de divisão política e partidarismos. O país e o mundo precisa unir-se para enfrentamento coerente da situação. Isso não acontecerá com discussões políticas baratas. Nas próximas eleições não podemos permitir que charlatões cheguem ao governo. No momento não podemos permitir que incutam o medo nem que abusem do poder. Confie na ciência e não em desinformação, mesmo que venha de supostos líderes. Deixemos que os experts do setor lidem com a situação (profissionais de saúde, cientistas etc).

Screen Shot 2020-03-27 at 9.25.09 AM.png

Nível 6: existencial

Se queremos continuar a viver neste planeta, precisamos cuidá-lo. Pandemias aumentam o risco de extinção de muitas espécies, inclusive da humana. Novamente, o investimento em ciência e inteligência é fundamental para a prevenção de novas epidemias e pandemias, assim como de outros fatores que nos ameaçam como guerras, acidentes, terrorismo. Devemos antecipar questões, antes que as mesmas virem uma bola de neve. Nossa espécie é frágil. O planeta não. Ele continuará, conosco ou sem nós. Esta é a questão existencial: ainda merecemos estar aqui? Estamos cuidando da natureza como quem merece?

Nível 7: filosófico

O sofrimento é parte da vida e a questão filosófica principal é “como lidaremos com esse sofrimento?”. Com todas estas ameaças devemos refletir sobre como viver agora e nas próximas décadas. Vire-se para dentro, investigue-se, melhore-se. Aproveite o isolamento social para reflexão, para avaliar o que é importante. A esperança é que possamos compreender que precisamos uns dos outros, precisamos nos cuidar mutuamente e fortalecer nosso senso de comunidade.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/