Estresse e depressão de acordo com o Ayurveda

O estresse é uma resposta física normal a eventos que nos fazem sentir ameaçados ou perturbam nosso equilíbrio de alguma forma. Quando sentimos um perigo - seja real ou imaginário - as defesas do corpo entram em ação em um processo rápido e automático conhecido como reação de "luta ou fuga" ou reação ao estresse. A resposta ao estresse é a maneira como o corpo nos protege. Não dá para viver sem ele. Mas podemos aprender formas eficazes de gerenciar o estresse. Isso é muito importante, já que o estresse excessivo pode levar à depressão.

Do ponto de vista ayurvédico, a depressão é gerada por um desequilíbrio entre os doshas. Existem três doshas no corpo: Kapha, Pitta e Vata.

Kapha é o princípio da terra e da água no corpo. É como se fosse a cola e estrutura de nossos corpos. Suas qualidades são peso, lentidão e firmeza. A depressão é um desequilíbrio do dosha kapha, que começa a se instalar quando ocorre o estresse. A eletroquímica do cérebro tem uma reação exagerada e irregular a uma circunstância estressante, desencadeando uma perda de atividade enzimática no metabolismo.

O corpo responde aos desequilíbrios de Vata e Pitta tentando colar tudo, provocando peso, escuridão e estagnação. A mente interpreta este mecanismo como uma mensagem negativa de desesperança e depressão. Portanto, antes que o estresse tenha controle sobre seu corpo e sua mente, você deve aprender maneiras de administrar o estresse.

Para o ayurveda existem 6 maneiras de gerenciarmos o estresse:

1. Mantenha uma rotina diária (dinacharya). Respeitando os ciclos da natureza, regulamos novamente nosso corpo e nossa mente. Coaches de saúde integrativa ajudam seus clientes a definirem uma rotina diária desde o momento em que acordam até à hora de ir para a cama. Desta maneira a mente estabiliza-se e cura-se.

2. Massageie-se com um óleo. A automassagem relaxa o corpo, acalma os doshas, alivia a fadiga, proporciona resistência, prazer e sono perfeito, melhora a pele, promove a longevidade e nutre todas as partes do corpo. Conversaremos mais sobre a técnica no módulo de ayurveda.

3. Faça Yoga. A prática envolve ásanas (posturas físicas), pranayamas (exercícios respiratórios) e meditação. É um caminho natural para a saúde e felicidade, para a maior percepção do nosso eu interior e de nossa verdadeira natureza. Aprender a relaxar é muito importante para quem quer ter mais vitalidade durante toda a vida.

4. Permaneça saudável. Cuide da saúde. aça seus exames de rotina, pratique atividade física, alimente-se adequadamente.

A psicoterapia também ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência Atividade física, meditação, acupuntura e yoga também vêm mostrado-se importantes complementos ao tratamento tradicional medicamentoso. Cuide-se!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/