Perda de peso de acordo com o Ayurveda

A maioria das pessoas que agendam consultorias comigo desejam perder peso. Vários tentam perder peso pelo menos 4 vezes por ano, testando diferentes dietas. Quatro vezes por ano indica que mais uma dieta talvez não seja a melhor solução. Dietas restritas frequentemente geram compulsão alimentar, não reeducam (a pessoa só fica pensando no final da dieta, para poder voltar a comer tudo o que gosta), criam expectativas irreais e, na verdade, acabam funcionando como uma solução temporária. Mas o que todos querem são resultados duradouros. Por isso, o Ayurveda, a medicina tradicional indiana, trabalha a partir de outro paradigma.

O Ayurveda não foca em um número na balança, mas em como cada pessoa sente-se. O objetivo é gerar saúde, vitalidade, alegria, longevidade. O primeiro passo é avaliar o dosha (a constituição). Pessoas de constituição Kapha possuem ossos largos e pesados. Pessoas de constituição Vata já tendem a ser longilínios e pessoas de constituição Pitta possuem peso médio e boa definição muscular. Ou seja, pessoas diferentes encontrarão saúde em diferentes corpos.

A obesidade é considerada pelo Ayurveda um sinal de desequilíbrio. Mesmo pessoas de constituição Kapha não vão sentir-se bem com um peso excessivamente alto. Além disso, o excesso de gordura aumenta o risco de várias doenças, como as que atingem o coração, o pâncreas e o fígado. Doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, esteatose e vários tipos de câncer são mais comuns nos obesos.

LemonWaterHero_GettyImages-177723893.jpg

O Ayurveda oferece muitas estratégias para reequilibrar o corpo, o que gera um emagrecimento natural e definitivo. Seguem algumas dicas:

  • Beba água morna ou chá morno ao longo do dia. Gotas de limão, lima, lascas de gengibre podem ser adicionados à bebida para modificação do sabor e auxílio da digestão. Evite refrigerantes e outras bebidas açúcaradas ou adicionadas de adoçantes.

  • Medite de manhã e à noite. A meditação reduz o risco de comer emocional pois ajuda a combater o estresse, gera calma e aumenta o autocontrole.

  • Coma apenas quando estiver com fome e pergunte-se: “esta comida nutrirá meu corpo?”, “esta comida fará eu sentir-me bem ao longo do dia e da semana"? Pare de comer quando estiver 70% saciado, para que sobre espaço em seu estômago para um eficiente processo de digestão.

  • Nutra sua mente. Quando está cansado, estressado, carente, chateado, entediado, triste pode precisar de abraço, de passeios, de descanso, de amigos, de uma boa conversa, de ajuda. Busque o que realmente precisa. Evite entregar-se à comida, pois ela não resolve nenhum outro problema, além da fome.

  • Coma mais no almoço e menos durante a noite. Muitas pessoas dizem morrer de fome à noite. Em geral, a causa é justamente a má nutrição durante o dia. De acordo como Ayurveda, no horário da noite o metabolismo começa a desacelerar, entrar em modo de reparo. Por isso, não é tão eficiente para digerir alimentos. Os melhores horários para maiores volumes de alimentos são aqueles entre as 10h da manhã e as 2h da tarde.

  • Consuma alimentos simples, feitos pela natureza. Quanto mais próximo da natureza um alimento está, mais saudável ele é. Comer uma batata assada é diferente de comer uma batata frita, comer uma laranja é diferente de tomar um suco de laranja industrializado e colocado em uma caixa.

  • Coma conscientemente. Sente-se à mesa, mastigue bem, preste atenção ao ato de comer. Ou seja, nada de comer em frente à TV, navegando no celular ou trabalhando no computador. Na hora da refeição apenas come e aprecie o alimento ao máximo, sua textura, cor, aroma, sabor.

  • Exercite-se de acordo com seu biotipo. Pessoas mais lentas (de biotipo Kapha) precisarão de atividades mais vigorosas como Power Yoga ou Cross Fit. Pessoas muito agitada ou que perdem peso fácil (como Vata) podem precisar de atividades mais lentas como yoga integrativo e caminhadas. Os Pitta aquecem facilmente e beneficiam-se de natação e outros exercícios na água, assim como práticas gentis como o Hatha Yoga.

  • Durma cedo. Dormir tarde reduz a capacidade do corpo de reparar-se, de eliminar toxinas e de queimar gordura. Desligue os aparelhos eletrônicos (TV, computador, tablet, celular) mais cedo e, de preferência, deixe-os fora do seu quarto.

  • Converse com um terapeuta ayurvédico acerca do uso de preparações específicas a base de ervas antiinflamatórias. A inflamação compromete a perda de peso e preparações como Triphala, Guggul, Kalonji e Vijayasar costumam ser indicadas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags