Uso da aquafaba como substituto do ovo em receitas veganas

gettyimages-177561588.jpg

A aquafaba é o líquido viscoso obtido após a fermentação do grão-de-bico. É a proposta do chef francês Joël Roessel para a substituição do ovo nas receitas veganas.

O líquido pode ser mantido na geladeira por 2 a 3 dias. A aquafaba funciona bem em torradas francesas, waffles, fritadas, mousse de chocolate, maionese e queijo. 

Normalmente 1 a 2 colheres de sopa substituem uma clara de ovo enquanto 2 a 3 colheres de sopa substituem um ovo inteiro.  receitas de torradas francesas e waffles, e é um ótimo substituto de ovos em pratos salgados, como frittatas. Pode até ser usado para fazer mousse de chocolate, maionese e queijo.

Receita da aquafaba:

  • Coloque o grão-de-bico de molho na água. Deixe de molho por pelo menos 6 horas. Neste período, escorra e troque a água pelo menos 2 vezes. Ao final do período descarte toda a água.

  • Coloque o grão-de-bico escorrido em uma panela de pressão, e adicione 3 xícaras de água. Feche a panela e leve ao fogo alto, sem sal nem outros temperos.

  • Quando a panela de pressão começar a fazer barulho, baixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.
  • Desligue o fogo, espere esfriar.
  • Abra a panela. Despeje tudo (grão-de-bico + água) em um pote com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte.
  • No dia seguinte, passe o grão-de-bico por uma peneira e recolha o líquido, que é a aquafaba.
  • O rendimento deve ser de 1 xícara de aquafaba. Se for maior que isso, leve ao fogo até reduzir para 1 xícara. 

Receita da maionese de aquafaba:

85b93faf02cef6453a597bc3a6dfdcec--aquafaba-mayo-mcdougall-recipes.jpg

Ingredientes: 100ml de aquafaba, 200ml de óleo (suficiente para dar o ponto de maionese), 1 colher de sopa de vinagre branco, 1 colher de sopa de mostarda e 1 pitada de sal.

Modo de preparo: Coloque a aquafaba no liquidificador  e bata até que ela fique com uma aparência esbranquiçada. Vá adicionando os temperos que preferir e o vinagre até que a mistura fique mais espessa. Vá acrescentando o óleo devagar até que adquira a consistência desejada. Guarde em um recipiente bem fechado na geladeira e consuma em suas receitas favoritas.

Sorvete de morango:

Ingredientes: 1 xícara de aquafaba, 8 morangos, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1/4 colher de sopa de cremor tártaro, açúcar a gosto.

Modo de preparo: Coloque uma xícara de aquafaba pra esfriar na geladeira. Depois de gelar bem, bata a aquafaba até que forme uma espuma mais firme. Feito isso, acrescente o açúcar aos poucos e o cremor tártaro. Quando a mistura estiver mais espessa, adicione os morangos já batidos e a essência. Coloque no freezer pra gelar.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags