Suco de beldroega grande (Major Gomes)

Screen Shot 2018-01-07 at 5.53.30 PM.png

O Brasil tem uma biodiversidade incrível e para nossa alegria muitas plantas não convencionais (PANCs) são comestíveis. Uma delas é a beldroega grande também conhecida como beldroegão ou Major Gomes (Talinum paniculatum).

Este arbusto resistente é facilmente encontrado no Brasil. nos canteiros, muros e beiras de estrada e jardins. Resiste bem ao sol forte e tempo seco, cresce rápido quando chove.

IMG_20180107_134330457.jpg

As folhas são ricas em aminoácidos, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Podem ser usadas na salada, em refogados ou no suco verde. Sim! Nem só de couve sobrevivem os sucos verdes! No de hoje bati com laranja e abacaxi. Que tal experimentar?

Curiosidade: o termo PANCs foi criado pelo biólogo Valdely Kinupp para descrever as plantas comestíveis que surgem de forma espontânea em quintais, terrenos baldios e canteiros, mas que não são consumidas por falta de costume ou de conhecimento. Estima-se que existam mais de 10 mil espécies com potencial alimentício no país, mas o cardápio da maioria das pessoas é pouco variado.

Para conhecer outras plantas desse nosso Brasilzão baixe gratuitamente o guia prático de plantas alimentícias não convencionais aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags