Gordura fantasma: o que é isso?

Esta semana estreou no YouTube minha série sobre o transtorno dismórfico corporal e seu tratamento. Hoje gostaria de falar sobre a gordura fantasma. Sabe quando alguém diz que emagreceu mas ainda tem "cabeça de gordo"? Por quê alguém sentiria-se assim?

O que acontece é que algumas pessoas que perderam peso têm dificuldades para perceber suas novas formas. Ainda podem se perceber como alguém que ocupa mais espaço, que pesa mais ou que precisa de mais comida para se manter. Nossas crenças, experiências passadas, relacionamentos, contexto cultural colaboram com a forma como nos vemos. Nem todo mundo que emagrece sofrerá da sensação de que ainda está acima do peso. As pessoas mais propensas a experimentar uma imagem corporal distorcida são aquelas com depressão ou transtorno obsessivo-compulsivo.

Para não se perder e não voltar a ganhar peso, comprometendo a saúde, indica-se o tratamento multiprofissional, que inclui terapia cognitivo-comportamental, aprendizagem de técnicas de alimentação consciente, atividade física moderada e, caso necessário, uso de medicamentos, como os antidepressivos. Saiba mais no vídeo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,