Fontes de melatonina

A melatonina é um hormônio produzido principalmente no cérebro ao anoitecer. Adequados níveis de melatonina induzem o sono garantindo o relaxamento e a recuperação do organismo. Estudos mostram que a produção adequada contribui para a eliminação de radicais livres do organismo, reduzindo a velocidade de envelhecimento do corpo e do cérebro.  

 

A melatonina também é produzida no trato digestório, protegendo os tecidos responsáveis pela digestão e absorção de nutrientes e contribuindo para a melhoria da imunidade local. Por isto, o uso da melatonina vem sendo estudado na prevenção e tratamento de diversas condições incluindo ocâncer colorretal, a colite ulcerativa, as ulceras gástricas, a doença do refluxo gastroesofágico, a síndrome do intestino irritável e a cólica infantil.

Idosos parecem produzir menos melatonina do que indivíduos mais jovens. A boa notícia é que alguns alimentos, como frutas cítricas, uvas, vinho e azeite de oliva também contêm melatonina.

A melatonina pode ser prescrita no Brasil por médicos. Nutricionistas podem prescrever nutrientes que dão origem à melatonina, como observado na figura.

Conheça também meu canal no YouTube.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags