Dieta saudável reduz o surgimento de rugas e linhas de expressão

Na adolescência muitos sofreram com a pele. Enquanto as mudanças hormonais e a acne passam suavemente na vida de um, para outros causam ansiedade, dor ou frustração. Conforme vamos envelhecendo a acne some mas outras questões relacionadas à pele surgem.

A pele saudável depende de células bem nutridas. O ômega-3, por exemplo, é um ácido graxo importante que reduz a inflamação e vermelhidão da pele. Além disso, alivia também a ansiedade. Peixes do mar, linhaça, chia e nozes são fontes deste nutriente importante.

Além disso, tente adicionar à sua dieta castanha do Brasil, semente de gergelim ou semente de abóbora. Estes alimentos são fontes de selênio e zinco os quais melhoram a imunidade, regulam o metabolismo, previnem a inflamação da pele e o envelhecimento precoce.

Carotenóides são precursores da vitamina A, outra importante substância antioxidante que melhorar a aparência da pele. Consuma mamão, cenoura, manga, batata doce, tomate, melancia, toranja ou abóbora. Estes alimentos também deixam a pele mais protegida contra as ações dos raios UV. 

Para quem ama sol bebidas ricas em catequinas são uma ótima pedida. Chá verde, chá branco, chá de hibiscos reduzem a inflamação provocada pela exposição solar. O consumo regular de chás (pelo menos 250 ml/dia) também ajuda a pele mais elástica e suave.

Para evitar rugas prematuras consuma mais brássicas (repolho, brócolis, couve, couve-flor, rabanete). Estes alimentos possuem substâncias antiinflamatórias e também são ricos em vitamina C, outro antioxidante importante.

Não elimine gordura da sua dieta. Pessoas com dietas muito restritas em lipídios costumam ter a pele menos hidratada e mais enrugada. Castanhas, nozes, sementes, abacate, açaí, azeite de oliva são ótimas fontes de gorduras saudáveis e que vão deixar sua pele mais bonita.

Para mais dicas sobre nutrição para prevenção de rugas assista meu vídeo clicando na imagem ou seguindo pelo youtube.com/dicasdanutricionista

O colágeno é ótimo para a pele

Saiba mais no curso online: Nutrição & Estética

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags