Os superalimentos

1) MIRTILO

Valorizado pelo alto nível de antioxidantes como a vitamina C e as antocianinas, fibras e magnésio. Estes nutrientes podem diminuir a pressão arterial e o colesterol, prevenir contra doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer. Nossos equivalentes brasileiros são as amoras pretas. Podem ser consumidas in natura, em vitaminas, shakes e no iogurte.

2) ALHO

Este alimento também tem efeitos poderosos no organismo. Fonte de alicina e a aliina,  vitaminas C e B6 e  minerais como manganês e selênio, os quais contribuem para a diminuição da pressão, do colesterol, evitam os resfriados, previnem certos tipos de câncer e também osteoartrite.

3) ROMÃ

Ótima fonte de fibras, carotenóides, vitaminas C e E além de taninos com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Estudos vem mostrando benefícios destes nutrientes na saúde cardiovascular, diminuição do risco de câncer de próstata e diabetes

4) BRÓCOLIS

Esta brássica ou vegetal crucífero é fonte de vitamina C, betacaroteno, K e B9, de fibras e do mineral cálcio. Possui também antioxidantes potentes como o indol-3-carbinol e o sulforafano, capazes de diminuir o risco de câncer de próstata, mama, boca, esôfago e garganta, reduzir a pressão, o colesterol e os triglicerídeos e prevenir o diabetes. Mais sobre o brócolis aqui.

Receitas: pizza com massa de brócolis, suco verde com brócolis

5) PEIXES RICOS EM ÔMEGA-3

Os peixes gordos possuem o lipídio ômega-3, com propriedades antiinflamatórias e protetores no coração, olhos e cérebro.  Também são fontes de vitamina D, selênio e proteínas. 

Observação: evite fritar os peixes. Leia mais sobre a forma correta deste superalimento clicando aqui.

Para acompanhamento  entre em contato utilizando o formulário do canto inferior da página.

Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres:

Manual de tratamento para sobreviventes do câncer

A dieta vegetariana

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags