A moda do goji berry

Volte e meia a indústria inunda o mercado com algum alimento ou suplemento milagroso. Há alguns anos foram os cogumelos, depois o suco de noni e agora a fruta goji berry. Já ouviu falar?

As frutas ou bagas goji têm sido usadas na medicina chinesa há mais de 6.000 anos. Orientais afirmam que a fruta seca tem o potencial de estimular o sistema imunológico e atividade cerebral , proteger contra doenças cardíacas e câncer, além de aumentar a expectativa de vida. As frutas são fontes de vitamina C, vitamina B2, vitamina A, ferro, selênio e outras substâncias antioxidantes. Contudo não existem evidências confiáveis de que as alegações as diferenciem de outros alimentos com os mesmos nutrientes. Os estudos com esta fruta ainda parecem inconclusivos. Mesmo assim a Goji berry virou moda em todo mundo, principalmente por ser consumida por celebridades como Madonna. Mas não se deixe enganar por reportagens sensacionalistas que propagam perda de peso de até 5 kg. Se você observar bem, a proposta de qualquer uma das dietas divulgadas na internet e em revistas de saúde trabalha com redução calórica e consumo de alimentos saudáveis. Ou seja, você até pode consumir goji berry, para diversificar sua alimentação. Mas porque pagar R$120,00 em uma caixa de comprimidos se você pode consumir laranja, mamão, beterraba, cenoura, castanhas e outros alimentos ricos em antioxidantes? Eles deixarão sua dieta mais colorida, mais saborosa e entregarão os mesmos nutrientes que seu corpo precisa para produzir músculos, anticorpos, para fortalecer seu organismo e para reparar células.

Livro: Unmasking Superfoods: The truth and hype about quinoa, goji berries, omega 3s and more 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!