Dieta quebra pedra

A eliminação de cálculos geralmente ocorre quando eles são menores que 0,8cm. Mas como mostra a imagem, alguns pacientes são capazes de eliminar pedras maiores. Após um evento como esse, é preciso fazer uma análise metabólica completa, de sangue, urina e do próprio cálculo, se for recuperado, para descobrir qual a alteração metabólica que está gerando as pedras.

A partir desses exames o Nefrologista vai escolher as melhores medicações e orientar a melhor dieta.

Tipos de cálculo nas imagens:

(A) oxalato de cálcio,

(B) urato,

(C) fosfato de cálcio

(D) estruvita - aglomeração de cristais de amoníaco, fosfato e magnésio

As mais importantes formas nutricionais de prevenção dos cálculos renais são boa hidratação, adequada ingestão de verduras e frutas, dando especial atenção às cítricas, redução do consumo de carnes vermelhas, açúcar e sal.

No caso dos cálculos de oxalato, chá mate e chá preto devem ser evitados, pois possuem a substância causadora de cálculos renais, assim como café e refrigerantes. Espinafre, nozes, amendoim, frutos do mar, bebidas achocolatadas também possuem oxalato.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/