Antioxidantes da canela diminuem a glicemia e previnem o diabetes

Estudo liderado pelo químico Richard Anderson sugere que o extrato de canela contém antioxidantes que podem contribuir para a redução do risco de diabetes e doenças cardiovasculares. Na pesquisa, 22 indivíduos obesos e com pré-diabetes foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo ingeriu por 12 semanas 250 mg de extrato de canela enquanto o segundo grupo recebeu um placebo. Amostras de sangue foram coletadas para análise no início do estudo, na 6a e 12a semanas. Foi demonstrado que com o uso de suplemento o número de antioxidantes plasmáticos aumentou em até 23% e a glicemia diminuiu.

 Mais estudos são necessários afim de verificar quais seriam as dosagens ideais e o tempo de administração, além de testar a segurança e a eficiência a longo prazo. Por enquanto as velhas condutas continuam valendo: emagrecer, consumir alimentos protetores ricos em antioxidantes como frutas, verduras, ervas e especiarias - incluindo-se aí a canela. A mesma pode ser utilizada na culinária tanto em pratos doces como salgados. A banana assada com canela é velha conhecida de todos mas procurem na internet, existem muitas receitas para todos os gostos. Mas cuidado, se você está gestante modere o uso, um pouquinho de canela não faz mal mas o chá forte ou o extrato podem estimular contrações.

Para mais detalhes:

Journal of the American College of Nutrition

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
Tags