Musculação para idosos

Conforme vamos envelhecendo, se torna mais difícil manter a massa muscular e a força da juventude, o que aumenta o risco de quedas e fraturas. Segundo pesquisadores da Universidade de Nottingham o problema acontece por dois motivos: menor produção de musculatura e quebra mais acelerada. O problema se intensifica após os 65 anos e, por isto, os cientistas indicam o treinamento com pesos para este grupo. 

De acordo com o estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, em indivíduos mais jovens, os níveis de insulina aumentam após as refeições e este hormônio previne a perda de massa muscular, principalmente à noite. O mesmo não acontece nos idosos, provavelmente em decorrência do menor fluxo sanguíneo na musculatura. De acordo com a nova pesquisa, a musculação melhora o fluxo, o aporte de oxigênio e nutrientes às regiões exercitadas, "rejuvenecendo" a musculatura.

Para saber mais:

Emilie A Wilkes, Anna L Selby, Philip J Atherton, Rekha Patel, Debbie Rankin, Ken Smith, and Michael J Rennie.Blunting of insulin inhibition of proteolysis in legs of older subjects may contribute to age-related sarcopeniaAmerican Journal of Clinical Nutrition, 2009.

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.