Menos carne vermelha: menor risco de Alzheimer

Alzheimer reduz a massa cerebral e aumenta o risco de demência

Alzheimer reduz a massa cerebral e aumenta o risco de demência

Pesquisa apresentada na Conferência internacional de Alzheimer sugere que a adesão à dieta mediterrânea pode diminuir o risco de demência. Os conferencistas também ligaram esta dieta à redução da pressão arterial, e portanto menor risco cardiovascular. A dieta prima pelos cereais integrais, frutas, vegetais, peixes e gorduras de boa qualidade (azeite, nozes e castanhas). O consumo de carne vermelha, frango, açúcar e doces é reduzido (Wengreen et al., 2013).

A Dieta Mediterrânea (MedDiet), também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Esses benefícios cardiovasculares foram atribuídos a uma série de componentes da dieta como ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas antioxidantes e fitoquímicos. Pessoas com variação do gene TCF7L2 ) podem apresentar mais alterações em órgãos alvo como coração, pâncreas, fígado, cérebro, intestino e também no tecido adiposo. Contudo, a boa adesão à dieta mediterrânea é capaz de reduzir vários riscos à saúde destes órgãos (Corella & Ordovás, 2014).

Gene TCF7L2 rs7903146, alelo T é fator de risco para doenças cardiovasculares, esteatose, diabetes, inflamação. Contudo, a alta adesão à dieta mediterrânea melhora a saúde por mecanismos como metilação e regulação da expressão de microRNAs (Corella & Ordovás, 2014)

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/