Chá muito quente pode aumentar casos de câncer de garganta

hot-tea.jpg

Cuidado com o consumo de bebidas muito quentes. Estudo publicado no site do British Medical Journal, mostrou que o consumo da bebida em temperatura igual ou superior a 70°C pode aumentar o risco de câncer de esôfago, o tubo muscular que leva os alimentos da boca até o estômago. Os pesquisadores realizaram o estudo no Irã, país onde o consumo de chá é alto, e aconselham a deixar o chá esfriar um pouco antes de beber.

O câncer de esôfago mata mais de 500.000 pessoas por ano em todo o mundo. As causas mais comuns são o fumo, o consumo excessivo de bebida alcoólica e o consumo de chás muito quentes. O irã tem uma das maiores incidências de câncer de esôfago em todo o mundo apesar do baixo consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. De acordo com o estudo, comparando o chá quente (65-69°C) com o chá morno (menos de 65°C), pessoas que beberam o primeiro tiveram duas vezes mais câncer de esôfago e aqueles que beberam chá muito quente (acima de 70°C) tiveram um risco 8 vezes maior! Partindo-se deste princípio, uma das regiões do país em maior risco seria o sul, em decorrência do alto consumo de chimarrão quente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags