Beta-alanina melhora capacidade muscular de idosos

De acordo com pesquisa publicada no Journal of the International Society of Sports Nutrition, a beta-alanina (BA), um aminoácido muito utilizado como  suplemento por levantadores de peso parece melhorar os níveis físicos de idosos. O estudo conduzido pelo Dr. Jeffrey Stout e colaboradores, da Universidade de Oklahoma - EUA, mostrou que a BA (aminoácido que junto com a histidina forma o dipeptídeo carnosina) aumenta a quantidade de carnosina no organismo.

A carnosina é encontrada no tecido muscular e contribui para a manutenção do pH das células, o que é vital para a função do tecido como um todo. Durante a pesquisa 26 idosos de ambos os sexos receberam BA por 90 dias. Foi observado melhorou a função muscular, o que é muito importante para se evitar quedas e melhorar a capacidade para realizar tarefas da vida diária, como caminhar, movimentar-se, cozinhar, passear...

Para saber mais:

Jeffrey R. Stout, B SUE Graves, Abbie E Smith, Michael J Hartman, Joel T Cramer, Travis W Beck and Roger C Harris. The effect of beta-alanine supplementation on neuromuscular fatigue in elderly (55-92 Years): a double-blind randomized study. Journal of the International Society of Sports Nutrition (disponível online).

Fonte da imagem:

http://a.abcnews.com/images/Health/pd_elderly_exercise_070428_mn.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.