Quanto maior a circunferência da cintura maior é o risco de morrer prematuramente

Novo estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que uma circunferência da cintura aumentada quase dobra o rsico de morrer prematuramente mesmo que o Índice de massa Corporal - IMC esteja dentro do limite considerado saudável ou até baixo. O trabalho foi realizado em 9 países da Europa com 350.000 pessoas e mostrou que o aumento de 5cm na cintura aumenta a mortalidade em 17% para homens e 13% para mulheres, sendo que o risco de morrer quase dobrou em indivíduos com circunferência da cintura muito aumentada (acima de 120 cm para homens e 100 cm para muheres) quando comparados a indivíduos com menores circunferências (abaixo de 80cm para homens e 65 cm para mulheres). 

O estudo não revela a razão de algumas pessoas terem maior circunferência da cintura do que outras porém os pesquisadores acreditam que o estilo de vida sedentário, a dieta inadequada e a predisposição genética são fatores chave para o problema. A boa notícia é que não precisamos fazer nenhum teste caro e complicado para avaliar este aspecto de nossa saúde. Em qualquer consultório de nutrição você poderá medir peso, altura, circunferência da cintura e do quadril e calcular o seu IMC. Caso sua circunferência esteja aumentada você provavelmente precisará aumentar a quantidade de atividade física, evitar o consumo de bebida alcoólica e fazer melhorias em sua alimentação. Um estilo de vida mais saudável fará uma enorme diferença e reduzirá o risco de morte prematura.

Para ler o artigo na íntegra: http://content.nejm.org/cgi/content/full/359/20/2105

Fonte da imagem: http://www.bbc.co.uk/health/images/300/waist_measurement.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!