Alimentação saudável protege o cérebro

A alimentação saudável é uma parte fundamental dos cuidados básicos que devemos ter ocm nossa saúde. Além de nos proteger contra doenças do coração, câncer, diabetes e obesidade, uma dieta balanceada também nos mantém mais longe de desordens mentais. Isto se dá porque o alimento contém compostos químicos que afetam o cérebro. A alimentação, aliada à práticas como controle do estresse, exercício moderado e sono adequado mantém nossa função mental a 1000.

Em um artigo de revisão publicado  na revista científica Nature Reviews Neuroscience vários nutrientes como o ômega-3 (encontrado em peixes e linhaça, principalmente) são citados como capazes de melhorar a memória e ajudar na batalha contra as desordens mentais que incluem depressão, alterações de humor, esquizofrenia e demência. Outros nutrientes como o ferro, zinco, ácido fólico, vitaminas A, B6, B12 e C, assim como aminoácidos também são fundamentais para a inteligência, memória e aprendizagem.

E não seja egoísta! Pesquisas recentes apontam para a hipótese de que a saúde ou doença do sistema nervoso é passada para nossos descendentes. Estudos vem demonstrando que o que você come afetará as moléculas nervosas e sinapses de seus netos, aumentando neles o risco de doenças crônicas não degenerativas, como o diabetes. As bases moleculares para o fenômeno ainda estão sendo estudadas mas até o momento se sabe que calorias em excesso reduzem a flexibilidade das sinapses e aumenta a vulnerabilidade de células que, quando danificadas, aumentam a formação de radicais livres. Ao contrário, dietas ricas em gorduras trans e gorduras saturadas afetam adversamente o sistema nervoso aumentando as desordens cognitivas. Como pouquíssimas pessoas receberam como herança genes extremamente bons, a maioria de nós precisa mesmo de dieta balanceada afim de promover não só nossa saúde mas também a de nossos descendentes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!