Deficiência de folato em homens causa anormalidades na produção de esperma

Foi encontrada associação entre o folato e anormalidades cromossômicas no esperma de humanos. Na pesquisa publicada na revista científica Human Reproduction,os homens que consumiam menos folato (uma vitamina solúvel em água encontrada em vegetais verde-escuros) tendiam a produzir espermas com 20 a 30% mais erros genéticos do que os homens que consumiam mais folato.

A recomendação atual para homens a partir de 19 anos é de 400 microgramas ao dia e os autores do estudo sugerem que casais ingiram suplementos por pelo menos três meses antes da concepção. Em adição aos suplementos, vegetais folhosos verde-escuros como espinafre são importantes já que fornecem até 100 microgramas em uma porção.

Fonte:

European Society for Human Reproduction and Embryology

Fonte da figura: http://www.theistsunited.com/wallpapers/1024x768/wallpaper_Cration_Man_Baby.jpg

Artigos relacinados:

- B12, folato e a inteligência;

- Proteção contra o câncer de pâncreas;

- Importância do ácido fólico na gestação.

- Vitamina B12 e folato antes e durante a gestação.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.