Frutas e verduras reduzem risco de derrames cerebrais

Um novo artigo publicado na última edição do American Journal of Clinical Nutrition, reafirma a importância do consumo de uma dieta abundante em frutas e hortaliças. De acordo com a pesquisa, da Universidade de Cambridge, o consumo adequado de vitamina C é capaz de reduzir os casos de acidente vascular cerebral (AVC) em 42%.

No estudo, foram acompanhados 20.649 indivíduos ingleses por 9,5 anos. Destes, 448 participantes tiveram AVC, principalmente aqueles com menores concentrações de vitamina C no sangue, independentemente da idade, hábitos de tabagismo, pressão arterial e níveis de colesterol. Daí a importância de uma alimentação saudável. De acordo com o especialista em AVC, Dr. Larry B. Goldstein, MD, os alimentos são a chave já que não existem evidências de que suplementos tenham o mesmo efeito. Além disto existem estudos mostrando que as cápsulas antioxidantes podem interferir com a ação de medicamentos para redução de colesterol, rotineiramente prescritos para a pacientes em risco de sofrerem infartos ou derrames.Para saber mais: 

O consumo de antioxidantes faz bem?

Uso indiscriminado de suplementos aumenta risco de morte

Suplementos e expectativa de vida

Frutas do verão

Verduras e combate ao câncer de próstata

Vegetais e combate ao estress

Fonte da imagem:

http://www.gilbertguide.com/blog/wp-content/uploads/2007/05/veggies_fruits_21.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!