Lactobacilos funcionam?

Os lactobacilos são microorganismos vivos podem ser administrados aos indivíduos em quantidades que conferem benefícios à saúde. São também conhecidos como probióticos e têm sido utilizados para o alívio de sintomas intestinais como a constipação e síndrome do cólon irritável, para a prevenção do câncer colo-retal, a diminuição da concentração de colesterol e triglicerídeos no sangue, o tratamento da diarréia, da rinite e da asma etc. Mesmo que não esteja preocupado ou não sofra de nenhuma das condições acima seu corpo ainda pode se beneficiar do uso de probióticos.

Devido à dieta moderna que é rica em alimentos processados, açúcar, proteínas e gordura e pobre em fibras desequilíbrios podem ocorrer fazendo com que se desenvolva a disbiose intestinal. Com a disbiose a absorção de nutrientes como zinco, vitamina E, vitamina A, vitamina B12, ácido fólico e vitamina C são prejudicadas. Por isto, mesmo sem apresentar sintomas, muitas vezes a reinoculação de probióticos é necessária para a boa saúde. Porém, apenas reinocular lactobacilos não será suficiente se você não tiver uma dieta adequada e hábitos saudáveis já que o simples ato de beber muito líquido durante a refeição ou de mastigar muito rápido pode prejudicar a reparação intestinal.

Além disto as bactérias (como os lactobacilos) ingeridos sobrevivem às custas de nutrientes conhecidos como prebióticos. Os prebióticos podem ser consumidos sob a forma de suplementos ou de alimentos. Os suplementos mais utilizados são lactulose, oligofrutose, galactooligossacarídeos e inulina. Os prebióticos também são encontrados em alimentos como chicória, aspargo, alcachofra, alho, cebola, alho poró, soja, leite humano, banana e tomate. Se sua dieta é bem saudável não haverá necessidade do uso de prebióticos porém se você não consegue ingerir pelo menos 400 gramas de frutas e verduras por dia o ideal é combinar probiótico + prebiótico diariamente.

A quantidade ideal de probióticos em um produto deve ser a partir de 1 bilhão. Por isto, nem sempre os leites fermentados funcionam. A marca mais conhecida no Brasil tem apenas 100 milhões de unidades em uma embalagem. Se seu objetivo é apenas manter o equilíbrio da sua flora intestinal tudo bem, porém se o seu objetivo for terapêutico deverá procurar marcas com uma quantidade maior de microorganismos.

Eu costumo variar as marcas de probióticos consumindo leite fermentado ou iogurte 1 vez ao dia pela manhã e garanto que vale muito a pena. Se você não gosta ou não pode consumir laticínios porde comprar seus pro e prebióticos em pó e misturar no suco, sopa ou mesmo comida.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.